Especialidade que realiza o diagnóstico e tratamento de problemas de saúde oral do bebê, da criança e do adolescente de 0 a 12 anos acompanhando também a educação para a saúde oral e a união desses procedimentos com os dos outros profissionais da área da saúde.
Não existe limite de idade. Quanto mais cedo melhor. A consulta do odontopediatra não envolve somente a criança, mas também os pais. Nesta consulta, além de um exame minucioso da criança serão repassados todos os cuidados com alimentação, hábitos e técnicas de limpeza e higienização da criança.
Geralmente a troca dos dentes inicia após os 5 anos. Mais importante que a idade da troca, é a sequência da troca dos dentes e os cuidados com os dentes que estão chegando.
Na infância, a preocupação se dá com o crescimento das estruturas ósseas. É nesta fase que todo crescimento acontece e pode ser modificado pelo ortodontista. Por isso, quanto antes nosso pequeno paciente for avaliado por um odontopediatra ou ortodontista melhor.
O selante é um cimentos colocado nas fissuras e cicatrículas dos dentes das crianças que possuem maior chance de desenvolverem lesões cariosas. É uma “ajuda” na proteção dos dentes das crianças que, como todas elas, ainda não possuem um cuidado muito apurado e ainda está em contato com substâncias que aumentam o risco de cáries como açúcar, rebuçado, goma elástica.